BLOG PASSIONISTA

Ensino Infantil



O que seu filho deve aprender nos primeiros anos de escola?

A escolinha é muito mais do que um local onde as crianças ficam enquanto seus pais estão trabalhando. O período da Educação Infantil tem forte influência no desenvolvimento da criança, já que nos três primeiros anos de vida o ser humano alcança o ápice da capacidade de linguagem, memória e atenção.

De acordo com estudos, a má qualidade de grande parte da rede brasileira pode prejudicar essas crianças mais adiante, tanto em seu desempenho escolar quanto no desenvolvimento emocional.

Você sabe o que é importante na escolinha do seu filho? O Colégio Passionista listou alguns pontos importantes levantados por especialistas. Confira:

1. Estímulos e brincadeiras são cruciais para aprender A escolinha é o lugar certo para as crianças explorarem e serem estimuladas por sons, histórias, fantasias, etc. As atividades individuais e coletivas enriquecem o repertório de sentidos e experiências das crianças e o que não pode acontecer nessa fase é ficar a toa.

2. Brinquedos e espaço
Não é necessário ter muitos brinquedos tradicionais (como bonecas e jogos), pois eles podem ser combinados com os materiais não estruturados, como caixas e tecidos, que dão um espaço de criação muito maior. O tecido pode virar capa de super herói, cabelo da princesa, etc. Já o ambiente da escolinha tem que ser aconchegante e acessível para todas as crianças. Um jardim, por exemplo, oferece a chance de contato com a natureza, mas a falta desse espaço pode ser compensado de outras maneiras. É possível construir cenários trazendo histórias, usando fantoches ou ainda visitar parques e praças.

3. Qualificação dos educadores Os educadores do Ensino Infantil precisam, por lei, da formação em Pedagogia. Além disso, recomenda-se que tenham também uma formação específica para lidar com essa faixa etária
em específico. É o professor quem leva elementos ao imaginário da criança, com jogos, músicas, histórias, etc.

4. A criança gosta de ir à escola? Independente do método pedagógico utilizado, a primeira coisa que deve ser observada é se a criança está gostando de ir à escola. Para isso, é preciso que além das atividades, os professores sejam afetuosos. O professor tem que ser uma pessoa alegre, amorosa e com uma presença brincante. É bom que não haja muita rotatividade de educadores, porque eles acabam se tornando referência afetiva para as crianças pequenas.

onde estamos
place

Qn 05 Área Especial 02/03 – Riacho Fundo I/ DF
CEP: 71.805432

phone

+55 (61) 3399-5329

+55 (61) 3399-5617

email

contato@passionistadf.com.br