BLOG PASSIONISTA

Institucional



XVII JOINCEP

Por volta dos anos 60 a 70, prevaleceu nas aulas de Educação Física a Concepção Pedagógica Competitivista a fim de despertar na sociedade brasileira o interesse pela prática desportiva, assim o país tornou os Jogos Internos Escolares um meio para treinar os futuros competidores.

Porém, nos anos 80, surge a corrente progressista na intenção de eliminar o esporte desempenho das escolas e construir uma nova importância do conteúdo ministrado, relacionando-o ao cotidiano do discente.

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento humano e capacita o educando a desenvolver suas competências sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social, ao mesmo tempo em que o esporte se constitui num instrumento pedagógico que tem sido ferramenta importantíssima no auxílio dos conteúdos escolares.

Nas aulas de Educação Física os alunos costumam trabalhar determinadas atividades somente dentro de sua própria sala, o que leva a conhecer parcialmente suas potencialidades e fraquezas, no que se diz respeito à área de jogos e esportes. Por isso, os jogos acontecerão entre classes de mesma faixa etária e habilidades motoras mais próximas, o que levará aos alunos o conhecimento dos outros colegas de turma colaborando para o fortalecimento de laços dentro da instituição escolar. Por isso, a JOINCEP se propõe a desenvolver atividades e competições em todos os segmentos, divididas em categorias de acordo com a faixa etária dos alunos.

O esporte, por provocar enormes paixões, pode ser um excelente motivador para a aprendizagem de valores. Neste sentido, se propõe para a XVII JOINCEP o tema MUDAR O CORAÇÃO PARA MUDAR O MUNDO”, com o intuito de motivar e incentivar os alunos a prática esportiva de uma forma lúdica, por meio de ações de solidariedade, com o foco nas crianças, nos adolescentes e jovens da nossa escola.

A edição da XVII JOINCEP terá cada turma representada por um clube de futebol do continente europeu.

 

OBJETIVO GERAL 

  • Proporcionar, por meio do espírito olímpico, momentos de interação entre a família, escola e comunidade, levando em conta os vários contextos sociais, para despertar sentimentos de união e de solidariedade, interesses e propósitos comuns entre os grupos, na superação dos problemas sociais, na promoção da dignidade humana e na formação da pessoa humana por meio do lúdico.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender o esporte de um modo geral, como elemento de inclusão social;

  • Participar de atividades competitivas, respeitando as regras, não discriminando os colegas e suportando pequenas frustrações (evitando atitudes violentas);

  • Desenvolver a inteligência emocional necessária ao bom convívio social, a partir de atividades de integração;

  • Refletir e avaliar seu próprio desempenho e dos demais, tendo como referência o esforço em si e dos colegas no desenvolvimento participativo das modalidades esportivas;

  • Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações de competitividade esportiva;

  • Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos a própria saúde e recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva.

  • Possibilitar atitudes não violentas através de práticas coletivas que desenvolvam a solidariedade. 

 

Links:

Sobre o projeto

Tabela

Grade horária ensino médio

Grade horária do 7º ao 9º

Grade horária do 5º ao 6º

Grade horária do 3º ao 4º

Grade horária do 1º ao 2º

 

onde estamos
place

Qn 05 Área Especial 02/03 – Riacho Fundo I/ DF
CEP: 71.805432

phone

+55 (61) 3399-5329

+55 (61) 3399-5617

email

contato@passionistadf.com.br